quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

GAMES: Análise - Street Fighter X Tekken



GAMES

Análise: Street Fighter X Tekken






PS3 X360 PSV

Fabricante: Capcom e Dimps

Ano de lançamento: 2012
Mídia: Bluray (PS3), DVD (X360), Cartão PS Vita (PSV) ou mídia digital
Jogadores: 1 ou 2 (online e offline)


Versão original (PS3 e X360)









      Street Fighter X Tekken foi lançado em março de 2012 para PS3 e X360. Como o próprio título sugere, é o mais recente crossover da Capcom (em parceria com a Namco), que tem personagens das séries Street Fighter e Tekken. O jogo segue o estilo de Street Fighter IV, principalmente nos gráficos e na jogabilidade 2D, misturado com o sistema de duplas (estilo TAG, com troca de personagens) de Tekken Tag Tournament.
      Do lado do Street Fighter estão presentes: Ryu, Ken, Guile, Abel, Chun-li, Cammy, Sagat, Dhalsim, Poison, Hugo, Ibuki, Rolento, Zangief, Rufus, Balrog, Vega, Juri, M. Bison e Akuma (Gouki); do lado do Tekken: Kazuya, Nina, King, Marduk, Bob, Julia, Hwoarang, Steve, Yoshimitsu, Raven, Kuma, Heihachi, Lili, Asuka, Law, Paul, Xiaoyu, Jin e Ogre.
      Na versão para Playstation 3 estão disponíveis personagens convidados como o Cole, da série Infamous (da Sony), os mascotes da Sony Toro e Kuro, o Pac-man (da Namco) e o Mega Man (da Capcom; versão do personagem das capas americanas).
      O game se destaca pela jogabilidade simples, pelo visual (que lembra muito Street Fighter IV), e pelo elenco bem escolhido por parte de ambas as franquias, com personagens clássicos e bem carismáticos. A seleção só foi um pouco duvidosa em relação aos personagens convidados. Mas o potencial do elenco só foi um pouco prejudicado por causa da falta de equilíbrio entre os personagens, fator que pode desanimar alguns jogadores.
    O ponto fraco de Street Fighter X Tekken é a trilha sonora, pois algumas músicas são razoáveis e outras são bem fraquinhas. Infelizmente não dá para comparar as músicas deste jogo com as de outros jogos clássicos como Street Fighter II e os jogos das séries Street Fighter Alpha e Tekken, que tinham músicas icônicas e bem empolgantes.
   Outro detalhe questionável é o burocrático sistema de jóias (gems), que pode ser configurado para cada lutador, e cada jóia (gem) pode oferecer determinada vantagem ao seu lutador, como aumentar o poder de defesa, o poder de ataque ou até mesmo simplificar os comandos dos golpes. Isso desequilibra as partidas, favorecendo aqueles que vivem comprando os pacotes de jóias do game (disponíveis na PSN e na Xbox Live) para usá-las para trapacear, prejudicando bastante os jogadores que procuram lutar de forma mais honesta. Este detalhe pesou bastante contra o game.      
   Apesar de ter sido considerado um bom título por boa parte dos fãs, houve muitas controvérsias, principalmente em relação aos conteúdos pagos que são vendidos por download pela PSN/ XBOX Live como os pacotes de roupas, as jóias (gems) e os 12 personagens novos.



Versão PS Vita (PSV)






     A versão para PS Vita de Street Fighter X Tekken foi lançada em outubro de 2012, 7 meses depois das versões PS3 e XBOX 360. A grande vantagem desta versão é que ele já começa com o elenco completo, ou seja, você já começa com todos os 55 lutadores (os 38 lutadores clássicos das versões PS3/X360, os 5 exclusivos da versão PS3, e os "polêmicos" 12 lutadores novos), sem precisar comprar nenhum pacote.
     Os 12 personagens novos são: Sakura, Blanka, Guy, Cody, Dudley e Elena, da galera do Street Fighter, e Alisa, Lars, Jack-X, Lei, Christie e Bryan, da galera do Tekken.
    Os pacotes de roupas e as jóias continuam sendo pagos, mas quem já comprou no PS3 pode transferí-los para o PS Vita, ou vice-versa.
     O visual foi um pouco simplificado, mas continua com o mesmo charme dos consoles, pois os rostos expressivos (e cômicos) foram bem preservados, o visual é bem colorido (tem até o divertido modo para colorir os personagens), e a animação é fluente, rodando a 60fps. Isso sem contar que os cenários de fundo são animados.
     Este jogo aproveita os recursos da tela de toque do PS Vita com muito mais frequência que no Ultimate Marvel VS Capcom 3, pois além de facilitar a aplicação de Super Combos, é possível usar a tela de toque para navegar nas telas de menu e até na seleção de lutadores, recurso que não era possível no UMVC3.
     Outra novidade é o recurso do Cross-play, que permite que usuários do PS Vita possam duelar contra os usuários do Playstation 3.
     O único problema desta versão são os loadings, que são um pouco mais demorados do que nos consoles. Vale considerar também os problemas vistos na versão PS3 e XBOX 360, como o sistema de jóias. De resto, por bem ou por mal, é o mesmo jogo visto no PS3 e XBOX 360, sendo uma boa opção para o PS Vita.
      E para finalizar, já está disponível a atualização 2013 do game (para todas as versões), que altera um pouco o equilíbrio entre os personagens (ainda não resolve totalmente o problema...) e corrige alguns bugs.




Prós:

  • o visual;
  • boa seleção de lutadores das duas franquias;
  • jogabilidade simples;
  • elenco completo (PS Vita);



Contras:

  • o balanceamento entre os personagens;
  • trilha sonora sem inspiração;
  • o burocrático sistema de jóias (gems);
  • a necessidade de comprar o pacote dos 12 personagens novos para ter o elenco completo (PS3 e X360);
  • loadings um pouco demorados (PS Vita);



Nota:

PS3: 7,5 - bom

X360: 7,5 - bom

PSV: 7,5 - bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário